História da Câmara Municipal

Texto sobre a história do Município de Vertentes

Vertentes, situada ao pé da Serra de Taquaritinga, do lado oriental, foi fundada em 1855, pelo Padre Renovato Tejo, que foi o primeiro vigário da freguesia. O mesmo sacerdote, com o auxílio de alguns amigos, conseguiu edificar uma capela sob o patrocínio de São José; era um templo de grandes proporções devido à sua situação à margem de uma estrada muito transitada, que ia até o Estado da Paraíba.

O distrito de Vertentes, que integrava o território do município de Taquaritinga do Norte (então Taquaritinga), foi criado pela Lei Municipal nº 02, datada de 18 de abril de 1892. A sua sede obteve a categoria de vila pela Lei Estadual nº 991, de 1º de julho de 1909. Pela Lei Estadual nº 1.267, de 04 de junho de 1915, a sede do município de Taquaritinga foi transferida para Vertentes. Pela Lei Estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928, foi criado o município de Vertentes, cuja instalação ocorreu em 01 de janeiro de 1929, voltando Taquaritinga a ter como sede a cidade de igual nome.

Fonte:
Agência CONDEPE/FIDEM , Calendário Oficial de Datas Históricas dos Municípios de Pernambuco. Recife: CEHM , 2006. v. 3.
ENCICLOPÉDIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. Rio de Janeiro: IBGE , 1958. v. 18.